Príncipios para uma liderança de sucesso

24-05-2015 20:08

Para Branco (2011) existem 10 princípios que constroem uma liderança de sucesso: 

a.    Princípio de perceção global e valorização do todo

“Eu sacrifico o individual pelo coletivo. O todo jamais pode ser sacrificado, porque o todo é mais do que o grupo humano que trabalha.” (Mourinho, J. 2011);

b.    Princípio de justiça, igualdade e equilíbrio

“As razões que nos levam a dizer ‘sim’ ou ‘não’ não têm que ver com ganhar ou perder, mas sim com razões lógicas. Todos têm de ser iguais para a obtenção do fim a que todos se propõem.” (Mourinho, J. 2011)

c.    Princípio de lealdade, defesa e representatividade

“Quem não protege o grupo que lidera não pode ser um bom líder.”

d.    Princípio do bom senso e da disciplina

“ Para haver liderança tem de haver disciplina, para haver disciplina tem de haver regras, e as regras têm de ser definidas com bom senso. Quando estabelecemos regras que não estão a ser cumpridas a cem por cento, estamos a perder poder.” (Mourinho, J. 2011)

e.    Princípio de sistematização

“Um dos segredos de uma liderança de sucesso é conseguir sistematizar bem aquilo que é fundamental.” (Mourinho, J. 2011)

f.     Princípio de elasticidade e organização

“ Tenho essa elasticidade que é ter a capacidade de promover alterações (…) Face àquilo que planeei, posso, por diversos motivos, concluir que o exercício que seria o próximo não o vai ser.” (Mourinho, J. 2011)

g.    Princípio de identificação e resolução dos problemas

“ Na minha liderança dou muita importância às debilidades – minhas ou do adversário. Se há um problema, vamos resolvê-lo.” (Mourinho, J. (2011)

h.    Princípio de gestão do conhecimento e da imprevisibilidade

 A imprevisibilidade tem a ver com aquilo que tu fazes e estás preparado para fazer e com aquilo que os outros fazem e que tu presumes que eles possam fazer.” (Mourinho, J. 2011)

i.      Princípio do domínio emocional e do reconhecimento do erro

“Quero dirigir-me aos adeptos do Real Madrid, e somente à comunidade madridista, para pedir desculpas pela minha atitude no último jogo.” (Mourinho, J. 2011)  

j.      Princípio de responsabilidade

“Não há liderança sem responsabilidade.” (Branco 2011)

            Aos olhos de muita gente José Mourinho é considerado um exemplo de um líder de sucesso. Branco (2011) mostra-nos a partir deste artigo, que José Mourinho cumpre quase todos os princípios para o sucesso de uma liderança e talvez seja esse o motivo dos seus bons resultados.


Contactos

Andebol - Treinadores e Liderança